Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região 2p671p

Notícia 392o44

HCU oferece coleta de vestígios em atendimentos para vítimas de violência sexual 5p5919

Integra Notícias

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA 605q4m

Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) começa a oferecer a coleta de vestígios durante os atendimentos às vítimas de violência sexual. O serviço, que é uma possibilidade nacional desde 2013, será parte do protocolo obrigatório a partir da data, graças a um acordo entre o Departamento de Ginecologia e o Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas). O profissional de saúde que atender a uma vítima, em um prazo de até 10 dias após a ocorrência da violência, deverá oferecer a possibilidade do uso do material. 4c6s5e

A realização da coleta logo no atendimento médico tem por intuito agilizar o processo de incriminação do agressor. “Muitas vezes os crimes am impunes porque não existem as provas, que vão desde o relato da pessoa até a descrição e avaliação das lesões provocadas na hora do crime”, conta Renata Rodrigues Catani, que é coordenadora de Atenção à Saúde do Nuavidas. Além disso, a médica explica que, com a coleta, a vítima não precisará se expor ainda mais e ar por outro exame, que seria o corpo de delito. “Ela poderá vir até o serviço de saúde e fazer a avaliação sem sair do hospital”, esclarece.

A coordenadora-geral do Nuavidas, Helena Borges Martins da Silva Paro, afirma que o ideal é que uma pessoa vítima de violência sexual vá primeiro ao pronto-socorro: “O melhor lugar para ter um primeiro atendimento é dentro de um serviço de saúde, onde é mais acolhedor. Nós orientamos à vítima que não existe a obrigação de se fazer um boletim de ocorrência nem a coleta, porém é importante que ela tome estas medidas. Se a vítima consentir, nós explicamos do que se trata e fazemos o exame físico do corpo todo e a coleta do material.”

O material biológico é colhido por meio de um kit fornecido pela Polícia Civil, direto de Belo Horizonte. Posteriormente, é armazenado no pronto-socorro e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para que possa ser dado prosseguimento ao processo de investigação do crime. “É um link entre Saúde e Segurança Pública”, ressalta Catani.

Para ela, a implementação desse serviço trará melhorias no atendimento das vítimas. “Acho que a principal vantagem é a de não revitimizar a pessoa. No serviço de saúde, quando existe o consentimento, já é feito o exame físico. Então, a coleta de vestígios não aumenta o tempo do exame e facilita para a vítima, que não precisa ir em outro serviço”, ressalta. Já a coordenadora Paro conta que um fator importante é que a coleta é feita mais rapidamente e em um tempo mais adequado para que não ocorra a perda de provas: “Normalmente a pessoa vai primeiro no serviço de saúde e depois faz o corpo de delito. Às vezes, pode existir um tempo entre ela sair do hospital e fazer o exame. Vamos ganhar esse tempo, mas eu acho que a grande vantagem é evitar que a pessoa tenha necessidade de fazer o exame novamente.”

Entre os meses de maio e junho, profissionais do Hospital de Clínicas participaram de um curso de capacitação para a realização da coleta de vestígios, com a ajuda de uma médica perita do IML. Os kits já estão no pronto-socorro e, a partir da data prevista, poderão ser utilizados durante os atendimentos.

Fonte

Redação
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

Veja também 3766n

JMD Urbanismo e Boost Negócios Imobiliários apresentam o Hamoa Uberlândia, novo conceito de resort para morar
24Mai

JMD Urbanismo e Boost Negócios Imobiliários apresentam o Hamoa Uberlândia, novo... r5f3a

Evento no Clementina Restaurante reuniu mais de 50 mulheres da sociedade para apresentar o conceito do projeto ...

Gravidez após os 40: uma escolha cada vez mais comum entre brasileiras
23Mai

Gravidez após os 40: uma escolha cada vez mais comum entre brasileiras 3f4y73

A maternidade tardia pode ser uma experiência gratificante e consciente, desde que seja planejada com responsabilidade

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e respostas
22Mai

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e... 165371

IMPOSTO DE RENDA

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados
21Mai

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados 112j4u

Uma experiência completa para casais

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade 2c4k6j

Parceiro 5a2813
Nome do anunciante
Parceiro 5a2813
ROSANA BARBOSA
Parceiro 5a2813
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )