Janeiro é um período de férias para muita gente. Mas, para quem não pôde viajar ou até mesmo segue trabalhando, aproveitar as opções de lazer e esporte, de forma gratuita, pode ser boa alternativa. Além de ampliarem o convívio social, os parques públicos também permitem conexão com a natureza.
Por isso, o G1 listou os principais espaços deste tipo em seis cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, opções também para os visitantes de outros municípios.
Veja abaixo os detalhes, endereços e informações de contato.
Uberlândia 56a4i

Parque do Sabiá em Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
O Parque do Sabiá, principal complexo esportivo e de lazer de Uberlândia, tem quase 40 anos. Com média diária de 10 mil visitantes, o espaço fica em área de 1.850.000 metros quadrados, com um bosque de 350.000 metros quadrados de área verde.
Recentemente, próximo ao aniversário da cidade, em julho, o parque recebeu um pacote de reformas, que incluíram reestruturação da portaria, piscina, vestiários e banheiros.
Sob gestão da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o complexo também recebe eventos artísticos, shows e campanhas de saúde e conscientização.
Além disso, abriga o Estádio Municipal João Havelange, com capacidade para mais de 50 mil pessoas.
Endereço: R. Haia, s/n, Bairro Tibery - (34) 3222-4055
Uberaba 6x2821

Parque da Mata do Ipê em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração
A Mata do Ipê foi transformada em parque por uma lei municipal. O espaço fica em uma encosta do Córrego Barro Preto. O local era conhecido como “Mata das Freiras”. A área é de 35.300 metros quadrados.
De acordo com a Prefeitura de Uberaba, a floresta estacional semidecidual ocupa 85% da área.
Para o Executivo, além do lazer, o espaço tem a missão de educação ambiental na preservação e conservação da fauna e flora, além de contribuir para o ciclo hidrológico, o que gera microclima no entorno.
A média de visitação mensal é de 2.500 pessoas e no período de férias o número pode chegar a 3.000, segundo a istração.
Endereço: Avenida Guilherme Ferreira, 1443 - (34) 3318-2000
Patos de Minas 3t4s71

Parque Municipal do Mocambo em Patos de Minas — Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação
O Parque do Mocambo conta com estrutura física como quadras poliesportivas recém-reformadas, banheiros, um restaurante, segurança. No espaço, funciona também o Conservatório Municipal.
Segundo a Prefeitura de Patos de Minas, há atividades de trilhas guiadas que podem ser agendadas pelas escolas de segunda a sexta e realizadas com a condução de uma bióloga. Os pedalinhos funcionam no sábado, domingo e feriados e têm uma taxa de R$ 3 por pessoa.
O Mocambo é o principal parque da cidade, segundo a istração, "pois tem segurança e mais atrativos, por isso ele recebe muitas famílias, escolas, inclusive de outras cidades próximas".
Campeonatos de peteca e vôlei são realizados no local. Há uma estimativa de que centenas de pessoas frequentem o parque diariamente.
O Mocambo foi todo reflorestado na parte alta, atualmente é uma mata fechada. Para 2020, será implantada uma trilha com placas guiadas com a história do parque e identificação das espécies das árvores.
Endereço: R. Cristino Vida, s/n - Jardim Paraíso, (34) 3822-9716
Araxá 134a8

Parque do Cristo em Araxá — Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação
O Parque do Cristo é um monumento que faz parte da história cultural e turística de Araxá desde os anos 1980, quando da inauguração em 1982, à época, pelo Prefeito Aracely de Paula.
Segundo a Prefeitura de Araxá, por meio do projeto dos arquitetos Marcello Gusmão Machado e Paulo Roberto Bernardes Santos, a istração do Prefeito Aracely iniciou as obras em 1981.
Depois de alguns anos desativado, o Parque do Cristo foi totalmente revitalizado e reinaugurado em dezembro de 2017 pela atual istração do Prefeito Aracely. O local funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 22h, e também oferece informações turísticas da cidade.
O Parque é muito procurado pela comunidade e por turistas. Além da beleza do local e da linda vista panorâmica da cidade, um dos focos principais é a realização de atividades físicas, com pista de caminhada, vários aparelhos de ginástica, atividades monitoradas gratuita para a comunidade em alguns dias da semana, escadaria com mais de 200 degraus que também é utilizada para atividades físicas", afirmou a Prefeitura.
Estrutura
Há um mirante para observar a paisagem do entorno, um coreto onde são realizadas apresentações musicais e culturais, brinquedos infantis, além de uma ampla área verde com bancos. O espaço também conta com restaurante panorâmico, lanchonete e loja de artesanato, sanitários masculinos e femininos adaptados, amplo estacionamento, segurança com vídeo monitoramento e vigilância patrimonial 24 horas.
A imagem do Cristo é iluminada por um moderno sistema de iluminação a LED formado por luzes especiais multicoloridas. A média de visitantes é de 1.200 pessoas por dia que têm o a Wi-Fi grátis. A istração Municipal irá implantar em breve o Parque Ecológico, em anexo ao Parque do Cristo, para ampliar a área de lazer no local.
Endereço: R. Washington Barcelos - Micro Distrito Santa Rita - (34) 3664-5804
Araguari ps1l

Bosque municipal de Araguari — Foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação
De acordo com a Prefeitura de Araguari, o Bosque John Kennedy é uma excelente opção de lazer e descanso. São 11,7 hectares de área verde, tudo isto dentro do perímetro urbano, sendo considerada uma das maiores reservas urbanas naturais da região.
Espécies
Foram encontradas 113 espécies arbóreas nativas, sem contar uma variedade de arbustivas, herbáceas, epífitas e lianas (Cipós). Embora seja uma mata urbana, apresenta acentuada riqueza e diversidade de espécies.
Endereço: Av. Minas Gerais - Centro - (34) 3690-3115
Ituiutaba 3a175x

Goiabal Ituiutaba — Foto: Prefeitura de Ituiutaba/Divulgação
O Parque do Goiabal foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba por conta da importância cultural para a cidade. Localizado na porção sul do perímetro urbano do município, foi fundado em 1º de maio de 1986.
Conforme a istração, é classificado como uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, com o objetivo de preservar o ecossistema natural, possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação e de turismo ecológico.
A extensão é de aproximadamente 37,59 hectares, com uma altitude média de 600 metros.
Endereço: Rua 24 - 3271-8100
Fonte