Cantora Karen Silva, ex-The Voice Kids, morreu aos 17 anos, na semana ada, acendeu o alerta para o risco de AVC em jovens. 6n5u5f
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico é comum em jovens? Na semana ada, a cantora Karen Silva, ex-The Voice Kids, morreu aos 17 anos, vítima desta condição. O g1 conversou com neurologistas para entender mais sobre a incidência de AVC por faixa etária e os fatores de risco para este tipo de hemorragia em jovens. w4u
O AVC é atualmente a terceira principal causa de morte no mundo, ficando atrás apenas da doença isquêmica do coração e da Covid-19. Além disso, é a doença que mais causa incapacidade no mundo. No Brasil, o cenário é igualmente preocupante, segundo o chefe da Neurocirurgia Vascular e Anatomia Microneurocirurgica da UNIFESP, Feres Chaddad Neto.
Cerca de 13% dos AVCs ocorrem na faixa etária de 18 e 50 anos, segundo a neurocirurgiã e diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Vanessa Milanese.
O tabagismo é o principal fator de risco modificável para o AVC em mulheres jovens, especialmente quando associado ao uso de contraceptivos hormonais. E o risco é ainda maior em mulheres com predisposição genética, acrescenta o Chaddad Neto.Mulheres com até 35 anos têm 44% mais chances de ter um acidente isquêmico cerebral, comparado aos homens.
O dado é resultado de uma meta-análise (estatística que combina resultados de vários estudos independentes) com cerca de 700.00 jovens adultos, publicada no Journal of Stroke e parcialmente apoiada pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), em 2022.
???? ?? Fatores de risco modificáveis são aqueles que podem ser alterados ou controlados por meio de mudanças no estilo de vida ou intervenções médicas.Estão relacionados a comportamentos e hábitos do indivíduo.
O pai de Karen, Fernando Sérgio da Silva, informou ao g1 que a jovem não apresentava nenhum tipo de anormalidade de saúde:
“Ela nunca foi de ficar sentindo dor de cabeça e qualquer tipo de dor. Ela era 100% saudável e 100% alto-astral. Uma menina com uma saúde imensa. O que houve foi uma fatalidade mesmo. Ela não tinha absolutamente nada”, contou o pai.
O que é o AVC? 554m2f
Popularmente conhecido como "derrame", o AVC tem duas formas principais de manifestação e as duas impedem o cérebro de receber oxigênio e nutrientes, o que pode causar danos irreversíveis. São elas:
. AVC hemorrágico: causado pelo rompimento de um vaso, provocando sangramento cerebral. É mais comum em idosos e tende a ser mais grave, pois o sangue extravasado agride o tecido cerebral e pode elevar perigosamente a pressão dentro do crânio, o que exige intervenção imediata.
- AVC isquêmico: causado pela obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro. Pode ocorrer por causa de uma oclusão do vaso por um trombo ou por uma placa que se formou naquela região. É o tipo mais comum de AVC em adultos jovens.
Incidência no Brasil e no mundo e por faixa etária 1m2h5f
Número de atendimentos por de AVC no Brasil, segundo o Ministério da Saúde:
- Em 2023, foram registrados 1.190.100 atendimentos, dos quais 42.188 em pessoas de até 25 anos (3,54%).
- Em 2024, foram 1.354.007 atendimentos, sendo 47.476 em pessoas de até 25 anos (3,51%).
Número de óbitos por AVC no Brasil, segundo o Ministério da Saúde:
- Em 2023 foram registrados 87.283 óbitos entre indivíduos com 25 anos ou menos, sendo 75 por AVC (0,09% do total), ocupando a 174ª posição entre as causas de morte nessa faixa etária.
- Em 2024, dados preliminares indicam 43.524 óbitos, sendo 32 por AVC (0,08% do total), ocupando a 195ª posição.
Apesar de a doença ser mais frequentemente associada a idosos, a incidência entre jovens e adultos tem crescido. Estima-se que de 13% dos casos de AVC ocorram em pessoas de menos de 50 anos, refletindo uma tendência global, com destaque para países em desenvolvimento. E desde a pandemia, esses números vêm crescendo por causa do aumente da pressão arterial, que é um dos fatores de risco.
O AVC pode acometer indivíduos de qualquer idade.
•Entre os 28 dias de vida e os 18 anos, a condição é chamada de AVCs infantis, sendo os meninos com até cinco anos os mais vulneráveis.
•Já entre jovens adultos, de 18 a 45 anos, os casos isquêmicos representam cerca de 75% do total.
Fonte