Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região 2p671p

Erro na Linha: #11 :: Undefined offset: 0/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php 6v254o

Erro na Linha: #11 :: Trying to access array offset on value of type null
/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php

Erro na Linha: #11 :: Undefined offset: 0
/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php

Erro na Linha: #11 :: Trying to access array offset on value of type null
/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php

Erro na Linha: #12 :: Undefined offset: 0
/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php

Erro na Linha: #12 :: Trying to access array offset on value of type null
/home2/integranoticiasc/public_html/themes/news/noticia.php

Notícia 392o44

"Chimarrão: origem e mistérios da bebida símbolo dos gaúchos" Leia mais em: https://integranoticias-br.informativomineiro.com/bomgourmet/c z4k3j

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA 605q4m

"“O uso dessa bebida é geral aqui. Toma-se ao levantar da cama e depois várias vezes ao dia. A chaleira de água quente está sempre ao fogo e logo que um estranho entra em casa se lhe oferece o mate”. Estas são palavras do naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, após visita em solo gaúcho por volta do ano de 1820."

"Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

 Farofa de erva-mate

Tradicionalmente é cevado sem açúcar (antigamente o mate doce era essencialmente feminino), preparado em uma cuia (obtida a partir do porongo ou cabaça) e sorvido através de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas, inclusive do Rio Grande do Sul.

Segundo a atual 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, “o chimarrão percorre de mão em mão, transportando a história, a cultura e a essência do povo gaúcho. Por isso, nas rodas de mate reina a liberdade, a igualdade e a humanidade, fazendo jus à titulação de símbolo da hospitalidade”, afirma.

Um pouco de história
Assim como é comum comer acarajé quando se visita Salvador, ou pão de queijo quando se vai a Minas Gerais, impossível visitar o Rio Grande do Sul sem experimentar o chimarrão. Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate. É o que hoje chamamos de chimarrão, bebida que se espalhou não só pelo Sul do Brasil mas também por outros estados e países vizinhos.

Modo de preparo"

"A constituição do chimarrão é fácil. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente, seguidos de algumas regrinhas que veremos a seguir. Para iniciar o mate tradicional, a cuia deve ser necessariamente de porongo. A bomba, por sua vez, nos primórdios era de feita de taquara (bambu), mas nos dias atuais, preferem-se outros materiais, como o metal.

A erva-mate é o segredo do chimarrão, ela define o sabor da bebida, que em geral tem um amargor típico, também podendo ser defumada ou ainda contar com misturas de chás (essa mistura é conhecida como “mate jujado”). Essa erva é originária das folhas e caules finos da árvore Ilex paraguariensis e para estar pronta para o uso, a por vários estágios de secagem, torragem e trituração.

Sem esquecer que a água, embora quente, não pode estar fervendo para que, com seu calor excessivo, não “queime” a erva (nem a boca) e tire as propriedades medicinais da bebida. É o que nos explica a tradicionalista Priscila Tisott, avaliadora oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho e Prenda do Rio Grande do Sul por três ocasiões: “costuma-se dizer que para que a água esteja na temperatura certa, deve-se desligar o fogo ao chiar da chaleira”, acrescenta Priscila.

Propriedades do chimarrão
Rico em vitaminas B1, B2 e C, bem como em sais de cálcio, ferro, sódio e magnésio, é considerado por estudiosos como um estimulante geral, tanto motor quanto vegetativo, além de diminuir a fome, auxiliar na digestão, combater a fraqueza e curar ressaca! E não para por aí: em “História do Chimarrão”, o folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa afirma ainda que o chimarrão desperta funções de inteligência, diminui a sensação de sede e a fadiga, tonifica o coração, diminui a produção de ureia, ajuda na função renal e ainda combate o cansaço intelectual.

O mate e seus significados"

"Em “Cevando o Mate”, o escritor Glênio Fagundes retrata algumas facetas históricas, antropológicas e culturais do chimarrão como, por exemplo, variações na forma de consumo da bebida que falam por si. Alguns significados podem ser percebidos de acordo como se oferece a bebida:

Mate com canela: só penso em ti
Mate com mel: quero casar contigo
Mate frio: desprezo-te
Mate enchido pelo bico da bomba: vás embora
Mate com sal: não apareças mais aqui
Mate servido com a mão esquerda: você não é bem-vindo (a)
Mate com açúcar: simpatia"

"Combinações gastronômicas"

"A importância gastronômica dessa bebida é de muita notoriedade e sua principal característica é ser uma bebida degustada coletivamente, hábito derivado da tradição dos Guaranis de compartilhar a erva cevada em rituais comunitários. E como símbolo da hospitalidade, geralmente a cuia de chimarrão vem acompanhada de boa conversa e algumas delícias típicas: bolinho de chuva, pipoca, cueca virada, cuca, dentre outras.

Além de ser matéria-prima para o chimarrão, de uma forma bastante inusitada a erva-mate tem sido utilizada como ingrediente para diversas receitas: sorvetes, mousses, bolos, farofas, rapaduras, trufas, patês, pães, panetones, alfajores, risoles e até pizzas. Seu sabor de identidade é notório em todas as receitas."

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

Veja também 3766n

Gravidez após os 40: uma escolha cada vez mais comum entre brasileiras
23Mai

Gravidez após os 40: uma escolha cada vez mais comum entre brasileiras 3f4y73

A maternidade tardia pode ser uma experiência gratificante e consciente, desde que seja planejada com responsabilidade

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e respostas
22Mai

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e... 165371

IMPOSTO DE RENDA

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados
21Mai

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados 112j4u

Uma experiência completa para casais

Ciclo de Formação prepara novos voluntários para o Apadrinhamento Afetivo em Uberlândia
20Mai

Ciclo de Formação prepara novos voluntários para o Apadrinhamento Afetivo em... f1r5d

20 adolescentes estão aptos para receber esse tipo de acompanhamento em Uberlândia.

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade 2c4k6j

Parceiro 5a2813
Nome do anunciante
Parceiro 5a2813
ROSANA BARBOSA
Parceiro 5a2813
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )