A região Sudeste tem alerta para temporais neste fim de semana. Há um alerta laranja (perigo) ativo para tempestades valendo desde a madrugada deste sábado (19) e que vai até a manhã deste domingo (20). Há previsão de queda de granizo e alagamentos de uma área que vai do norte do Mato Grosso do Sul até a região central de Minas Gerais, atingindo a metade norte de São Paulo e parte do Rio de Janeiro. 515e2a
Em São Paulo, que sofreu com ventos acima dos 100 km/h no dia 11 de outubro, a previsão agora é de chuva moderada e com ventos não tão fortes.
De acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo, a previsão inicial era de que fortes rajadas de vento pudessem atingir a Região Metropolitana de São Paulo ainda nesta sexta-feira (18), mas acabou não se confirmando.
"Essa previsão não se concretizou porque o choque de massas de ar foi menos efetivo durante a tarde de ontem do que a gente via no meio da semana. A atmosfera começou a esfriar mais rapidamente em São Paulo e isso fez com que não ocorresse o desenvolvimento de tantas nuvens carregadas, como o que aconteceu na sexta-feira da semana ada, com choques efetivos de massas de ar, que provocaram ventos mais fortes", disse.
Com isso, a previsão é de chuva persistente na capital paulista, mas sem probabilidade de ventos fortes. De acordo com o meteorologista, no Rio de Janeiro as chuvas podem provocar alagamentos e os ventos podem chegar aos 70 km/h.
"As instabilidades chegam em uma atmosfera que podem favorecer a formação de ventos mais fortes, mas nada comparável aos que tivemos em São Paulo na semana ada", fala.
Confira a previsão para a região Sudeste:
- Sábado (19): de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), há previsão de chuva moderada neste sábado na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba paulista, Campinas, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sul e centro-sul fluminense, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e sul e sudeste de Minas Gerais.
O Cemaden aponta risco moderado de deslizamento no leste de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmnte nas regiões serranas e metropolitanas.
- Domingo (20): o Cemaden diz que é alta a possibilidade de chuvas fortes no Vale do Paraíba em São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana e sul fluminense, Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul e sudoeste de Minas Gerais.
Para este domingo, o Cemaden aponta que risco de deslizamentos de terra é alto no Vale do Paraíba em São Paulo, Sul de Minas Gerais e Sul do Rio de Janeiro, especialmente nas encostas localizadas nas Serras do Mar e da Mantiqueira

Pedestres com guarda-chuva em São Paulo — Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Segundo a Climatempo, a chuva pode se prolongar por muitas horas seguidas, variando de intensidade. Há risco alto para:
- alagamento;
- enchente;
- deslizamento;
- queda de galho e/ou árvore.
Fonte