Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região 2p671p

Notícia 392o44

UFU desenvolve teste rápido de Covid com saliva e IA e resultado pelo celular 1i3346

Integra Notícias

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA 605q4m

Além disso, a ideia é que o dispositivo permita que os pacientes realizem o teste de qualquer lugar a partir de tablets ou smartphones.

De acordo com Robinson, o método desenvolvido usa biosensores eletroquímicos para detectar a Covid. Eles são aparelhos que conseguem detectar doenças no corpo pela análise de fluídos corporais, como saliva, sangue ou urina, transformando as reações químicas em sinais elétricos.

O mesmo princípio é aplicado nos testes de glicemia, em que a glicose, ao reagir com um sensor, gera uma corrente elétrica de acordo com a concentração no sangue.

No caso da detecção da Covid-19, no método desenvolvido, o processo segue os seguintes os:

  1. A saliva do paciente é coletada e analisada durante 1 minuto;
  2. A análise é feita em um eletrodo com peptídeos bioinspirados com uma IA desenvolvida na UFU (eletrodo é uma fita semelhante às usadas em exames de glicemia, enquanto que os peptídeos são moléculas derivadas de proteínas, que imitam processos biológicos);
  3. A saliva presente no eletrodo é levada ao biosensor eletroquímico portátil;
  4. As reações químicas que ocorrem na fita são transformadas em sinais elétricos pelo biosensor, que tem uma outra IA integrada e interpreta os sinais, permitem a detecção da doença, podendo enviar o resultado ao smartphone do paciente.
    “Um dos grandes diferenciais do estudo foi usar dois tipos novos de inteligência artificial. O primeiro é o SAGAPEP, um programa criado na UFU e registrado oficialmente, que usa bioinformática e IA para escolher peptídeos que se ligam melhor ao vírus SARS-CoV-2. Isso ajudou a criar moléculas sintéticas mais eficientes para detectar o vírus”, afirmou Robinson.

    Além disso, ao usar algoritmos de IA para analisar os sinais elétricos dos biossensores, o professor explica que a análise melhorou a precisão dos testes de Covid-19.

    “O diagnóstico fica mais rápido, ível e possível até em regiões com pouca estrutura de saúde. No futuro, essa abordagem poderá ser aplicada não apenas a doenças infecciosas, como a Covid, mas também a detecção de doenças orais e sistêmicas. A equipe da UFU segue empenhada no aprimoramento dessa tecnologia, buscando avanços para tornar os diagnósticos cada vez mais íveis e eficientes para a população.”

    A pesquisa, conduzida pelo Grupo de Inovação em Diagnóstico Salivar e Nanobiotecnologia da UFU (SalivaNano-UFU), sob a coordenação de Robinson Sabino-Silva, teve a colaboração de pesquisadores de diversas áreas. Participaram do estudo Ana Carolina Jardim, do Laboratório de Pesquisa em Antivirais (Lapav/UFU), Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz, do Núcleo de Pesquisa em Eletroanalítica (Nupe-UFU) e Thulio Marquez Cunha (Faculdade de Medicina - UFU).

    O estudo recebeu apoio de instituições como Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

    Ainda, integra as redes científicas como o INCT em Saúde Oral e Odontologia, o INCT em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT-TeraNano), a Rede Mineira de Diagnóstico de Doenças Infecciosas (ReMinD) e a Rede Mineira de Saúde Oral e Odontologia.

     
     
     

     

     

     

     

     

     

     

     

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Fonte

G1 Triângulo e Alto Paranaíba
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade 2c4k6j

Nome do anunciante aqui!

Veja também 3766n

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e respostas
22Mai

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta-feira; veja perguntas e... 165371

IMPOSTO DE RENDA

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados
21Mai

Isabel Teixeira apresenta “Jandira”, em Uberlândia, no Dia dos Namorados 112j4u

Uma experiência completa para casais

Ciclo de Formação prepara novos voluntários para o Apadrinhamento Afetivo em Uberlândia
20Mai

Ciclo de Formação prepara novos voluntários para o Apadrinhamento Afetivo em... f1r5d

20 adolescentes estão aptos para receber esse tipo de acompanhamento em Uberlândia.

O Seu próximo destino está aqui! AMAIS VIAGENS
16Mai

O Seu próximo destino está aqui! AMAIS VIAGENS 4h2c15

TURISMO

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade 2c4k6j

Parceiro 5a2813
Nome do anunciante
Parceiro 5a2813
ROSANA BARBOSA
Parceiro 5a2813
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )